Seu browser não tem suporte ao JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
Penápolis, 18 de dezembro de 2017
Rubens de Medici Ito Bertolini - SD
Vereadores
24ª LEGISLATURA

Presidente Atual
Rubens de Medici Ito Bertolini
Adalgiso do Nascimento - PMDBBruno Marcos Araújo dos Santos - PSDCarlos Alberto Soares da Silva - PPSEster Maria Sezalpino Mioto - PSD
Evandro Tervedo Novaes - DEM
Francisco José Mendes - PSDBIvan Eid Sammarco - PPSJosé Antonio Ferres Chacon - PSD
Júlio César Caetano - PSD
Reginaldo Sacomani - DEMRoberto Delfino da Silva - PMDBRodolfo Valadão Ambrósio - PSD
Próxima Sessão

Sessão Extraordinária


Dia 18-12-2017

17h00

Câmara destaca museóloga Anésia Vince Ferreira
Imagem Noticia para indexar no facebook

Foto:Vereador Carlão da Educação, propositor de Moção de Congratulação para Anésia Vince Ferreira, principal responsável pela criação e êxito do Museu de

A Câmara Municipal de Penápolis entregou anteontem, dia 25, Moção de Congratulação à professora e museóloga Anésia Vince Ferreira. O ato ocorreu através de iniciativa  do vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da  Educação" (PPS), numa valorização à notável contribuição da educadora, especialmente na parte cultural. Anésia aposentou-se após 40 anos de dedicação ao Museu Municipal de Folclore. "É imensurável a importância da senhora Anésia para Penápolis. A cidade ganhou muito com seu empenho e merece todo nosso reconhecimento", disse "Carlão da Educação".

Anésia Vince Ferreira nasceu dia 31 de dezembro ode 1928 em Pederneiras. Mudou-se para Penápolis em 1952. É licenciada  em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae de São Paulo. Tem formação como museóloga pela ECA na Universidade de São Paulo ( USP). Participou de cursos de atualização e treinamento nas áreas de folclore, museologia, museografia, dinâmica em Museus e Arte Educação. No início da década de 50 lecionou português na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, onde permaneceu até 1985. Foi professora de folclore brasileiro na faculdade de Filosofia,  Ciências e Letras de Penápolis, de 1974 a 1984 e na Faculdade Auxilium de Lins, de 1976 a 1980.

Deu início ao Museu de Folclore em 1974, a partir de aulas na Funepe e em Lins. O espaço tornou-se um dos mais conceituados  do Brasil. A maioria das peças do acervo  retrata  cenas do cotidiano, trabalhadas em diferentes matérias primas, tudo em acordo e diálogo  com o mundo e a comunidade que o artesão se encontra. Além dos objetos, o Museu de Foclore  tem registros da salvaguarda das tradições populares, como Folias de Reis, único folguedo  tradicional  na cidade. Possui ainda biblioteca composta por materiais específicos de Folclore, relatórios de pesquisas de campo, ilustrados  com desenhos, mapas, fotos, amostras de artesanato e uma pequena hemeroteca.

Anésia Vince Ferreira recebeu  título de Cidadã Penapolense e  a Medalha Maria Chica, concedidos pela Câmara Municipal com proposituras do ex-vereador João Castilho.  







melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior